No seguimento da nova ideia para a implementação do projeto, enviou-se um email à orientadora (Professora Lídia) como referido no post anterior.
Em resposta a professora disse “que não seria possível o acesso ao material que solicitamos, tantos mais que ele não está num servidor da UA. Isso implicaria que conversasse com a pessoa que toma conta do servidor onde o Biblon está alojado e também que a pessoa compreenda a razão de vos fornecer todo esse material.”
“Quanto ao desenvolvimento do trabalho devem o mais possível conceber uma plataforma com elevado índice de autonomia do Biblon (dado que poderá haver alguma dificuldade de acesso a uma cópia da base de dados).”
Assim, o grupo avançou para a reformulação da ideia apresentada de seguida.
O jogador faz login no jogo e escolhe a personalização do seu avatar. De seguida inicia num cenário (exemplo casa no campo) onde a personagem vive. O objetivo seria o jogador criar a sua própria casa com os objetos que iria ganhando durante o desenvolvimento do jogo.
Durante o mesmo, o jogador pode adquirir objetos como cadeiras, arvores, plantas, animais, objetos de decoração, etc.
O jogo teria a possibilidade de seguir ramificações diferentes. Num primeiro nível o jogador pode passar por todas as histórias (cenários) onde poderá ultrapassar obstáculos.
Aqui pensou-se implementar a ideia de um sistema de recompensa da leitura de livros infantis. Certas tarefas, como a leitura de textos ou a recomendação de livros, estariam associadas a uma recompensa (crachás). Cada crachá tem um nome e ícone diferente e pode ser exposto na página de perfil. Adicionalmente, cada crachá tem associado um parágrafo de uma história; ao associar vários crachás, o utilizador pode criar as suas próprias histórias e expô-las na sua página de perfil ou partilha-las com os amigos. Certos crachás especiais só podem ser adquiridos com a realização de provas de conhecimento (completar textos com tempos verbais corretos, sopas de letras, …).
O jogo consiste num conjunto de níveis com vários desafios a superar. Os utilizadores podem deixar mensagens a outros utilizadores sobre os desafios que se encontram na área. Estas pistas seriam colocadas em placas, caminhos, paredes, etc.
As decisões tomadas na história influenciam a “casa” onde a personagem vive. Por exemplo, uma certa decisão durante um desafio pode decidir se a personagem consegue uma cadeira ou um outro objeto.
Desta forma existiria a necessidade da criação de uma base de dados associada ao jogo de forma a estabelecer a interação com a mesma.
Esta serviria como forma de conexão entre os dados de cada jogador, bem como os crachás e a possibilidade de partilha com os amigos dentro do jogo.
Assim vamos trabalhar arduamente nos requisitos funcionais e na viabilidade técnica segundo esta ideia, no entanto poderão sempre existir alterações.